Todos nós sabemos a importância do sono para uma vida feliz e saudável, e que podemos e devemos dormir bem para viver melhor.
A insônia é uma diminuição total ou parcial da quantidade habitual de horas de sono ou da sua qualidade durante a noite. Trata-se de uma dificuldade para iniciar ou manter o sono e também ocorre quando temos um despertar precoce sem voltarmos a dormir. Ocorre em qualquer idade e pode levar à sonolência diurna, prejudicar o rendimento no trabalho ou escolar, o humor e o estado psicológico, a forma física e os relacionamentos da vida cotidiana. O médico deve descobrir qual a sua causa para fazer o melhor tratamento.
A apnéia do sono é um distúrbio de alta prevalência e pode estar associado a sintomas diurnos por vezes incapacitantes. Geralmente quem é acometido relata que teve vários episódios de despertares com sensação de sufocamento e falta de ar durante a noite.
O ronco é um sintoma de alerta para a apnéia do sono, porém a sua intensidade não se relaciona com a gravidade do caso, ou seja, roncar muito e alto não significa necessariamente que seja grave. Outro dado importante é saber que todos os pacientes que têm apnéia, roncam, mas nem todos que roncam tem apnéia. Por isso a importância da Polissonografia para diferenciar e melhor caracterizar os distúrbios do sono.
O tratamento mais eficiente para a apnéia do sono é feito com o uso de um aparelho que gera uma pressão positiva contínua na via aérea superior do paciente (CPAP ou BIPAP), impedindo que ocorra o colabamento (fechamento) dessa via e consequentemente a dificuldade respiratória durante o sono.
Nós podemos te ajudar!